Tradutor / Translator

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Santa Missa,de benção e imposição de Cinças

Por Felipe Viana


 
Homilia do Santo Padre Bento XVI

Basilica di Santa Sabina
Mercoledì delle Ceneri, 22 febbraio 2012


Veneráveis ​​Irmãos,
Queridos irmãos e irmãs!
Este dia de penitência e jejum - Quarta Feira de Cinzas - inicia uma nova jornada rumo à Páscoa: a viagem da Quaresma. Gostaria de abordar brevemente a refletir sobre o sinal litúrgico das cinzas, um sinal material, um elemento da natureza, que se torna um símbolo sagrado na Liturgia, neste itinerário dia muito importante que começa a Quaresma. Anteriormente, na cultura judaica, o uso de regar as cinzas sobre suas cabeças em sinal de penitência era comum, muitas vezes combinados com lotes de se vestir ou pano.

Para nós, cristãos, no entanto, há neste momento um, que também tem um ritual importante e significado espiritual.

Primeiro, a cinza é um desses sinais materiais que levam os cosmos dentro da Liturgia. As principais são, obviamente, os sacramentos: água, óleo, pão e vinho, que se tornam reais sobre os meios sacramentais através dos quais comunica a graça de Cristo vem a nós. Se a cinza é mais um sinal não sacramental, mas ainda ligado à oração e à santificação do povo cristão: há, de fato, antes que o indivíduo em sua cabeça, uma bênção especial das cinzas - que vamos fazer em breve - com duas fórmulas possíveis. No início, eles são chamados de "símbolo austera" na segunda directamente invoca a bênção sobre eles e são referenciados ao texto do Livro do Gênesis, que também podem acompanhar o gesto: "Tu és pó e ao pó voltarás

"(cf. Gen 3,19).

Detenhamo-nos um momento sobre esta passagem em Gênesis. Conclui a sentença pronunciada por Deus após o pecado original: Deus amaldiçoa a serpente, que fez cair em pecado o homem ea mulher, então pune a mulher anunciando as dores do parto e relação desequilibrada com o marido, depois pune o 'Cara, anuncia o trabalho duro e maldições no solo. "Maldita é a terra por tua causa" (Gn 3:17), por causa do seu pecado. Então, o homem ea mulher não estão diretamente amaldiçoou a serpente como é o caso, mas, por causa do pecado de Adão, a terra é amaldiçoada, a partir do qual ele tinha sido levado. Releia a história magnífica da criação do homem da terra: "Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida eo homem se tornou um ser vivente.

Então o Senhor Deus plantou um jardim no Éden, no leste, e pôs ali o homem que havia formado "(Gn 2:7-8), assim, no Livro do Gênesis.

Aqui, então, que o sinal das cinzas nos leva de volta ao grande afresco da criação, que diz que o ser humano é uma unidade singular da matéria e do sopro divino, a imagem do pó da terra moldada por Deus e animada por seu soprou em suas narinas o fôlego da nova criatura. Podemos observar que no relato do Gênesis sobre o símbolo do pó passando por uma negativa por causa do pecado. Enquanto antes da queda do solo é um bom potencial plenamente, regada por uma fonte de água (Gn 2,6) e capaz para o trabalho de Deus, para germinar, "toda árvore que é agradável à vista e boas para comida" (Gn 2,9), após a queda e conseqüente maldição divina que irá produzir "espinhos e abrolhos" e apenas em troca de "dor" e "suor do rosto" homem dá os seus frutos (cf. Gen 3,17 - 18).

O pó da terra não só atrai o ato mais criativo de Deus, tudo está aberto à vida, mas torna-se um sinal de um destino inexorável da morte: "Tu és pó e ao pó voltarás" (Gn 3,19).

É evidente no texto bíblico que a parte da terra do destino do homem. Neste sentido, São João Crisóstomo, em uma homilia: "Veja como depois de sua desobediência tudo é imposto a ele [o homem] de forma contrária ao seu estilo de vida anterior" (Homilias sobre o Gênesis 17, 9: PG 53 , 146). Esta maldição do solo tem uma função para o homem da medicina, a "resistência" da terra devem ser ajudados a permanecer dentro de seus limites e reconhecer a sua natureza (cf. ibid.). Assim, com uma belíssima síntese, expressa outro comentário antigo, que diz: "Adão foi criado puro por Deus para o seu serviço. Todas as criaturas foram autorizados a servir. Ele estava destinado a ser o senhor e rei de todas as criaturas. Mas quando o mal veio até ele e conversar com ele, ele recebeu através de um público externo. Em seguida, ele penetrou seu coração e tomou posse de todo o seu ser.

Quando foi capturado, o estabelecimento, que tinha ajudado e servido, foi capturado com ele "(Pseudo-Macário, Homilias 11, 5: PG 34, 547).
Dizíamos há pouco, citando São João Crisóstomo, que a maldição do solo tem 'medicamento' uma função. Isto significa que a intenção de Deus, que é sempre benéfico, é mais profundo do que a maldição. Este fato não é devido a Deus, mas para o pecado, mas Deus não pode deixar de infligir-lo, porque ele respeita a liberdade humana e suas conseqüências, até mesmo os negativos. Assim, na punição, e até mesmo na Maldição do solo, ainda há uma boa intenção que vem de Deus quando Ele diz ao homem: "Tu és pó e ao pó voltarás!", Juntamente com o justo castigo também planeja anunciar um caminho de salvação, que vai passar por dentro da terra, através do "pó", a "carne" que será assumida pelo Verbo. E 'nesta perspectiva que a mensagem salvífica do Gênesis é tirada da liturgia da Quarta Feira de Cinzas: como um apelo à humildade, arrependimento, a ter sua atual condição mortal, mas não para terminar em desespero, mas para receber, apenas no Essa mortalidade nosso, a proximidade impensável de Deus, que, após a morte, abre a passagem para a ressurreição, o céu finalmente encontrado. Nesse sentido, orienta-nos um texto de Orígenes, que diz: "O que era inicialmente carne da terra, um homem de pó (cf. 1 Cor 15,47), e foi dissolvida pela morte, e novamente fez a poeira e cinzas - porque está escrito: porque és pó e ao pó voltarás - é ressuscitado novamente a partir da terra.

Mais tarde, de acordo com os méritos da alma que habita o corpo, a pessoa avançar a glória de um corpo espiritual "(Sobre os Princípios 3, 6, 5: Sch, 268, 248).



Os méritos "da alma", mencionado por Orígenes, são necessários, mas os fundamentos são os méritos de Cristo, a eficácia do seu mistério pascal. São Paulo ofereceu uma formulação sintética da Segunda Carta aos Coríntios, a segunda leitura de hoje: "Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós, porque nele nos tornássemos justiça de Deus" (2 Cor 5 21). A possibilidade para nós do perdão de Deus depende, essencialmente, o fato de que o próprio Deus, na pessoa de seu Filho, queria partilhar a nossa condição, mas a corrupção do pecado. E o Pai o ressuscitou com o poder do seu Espírito Santo e Jesus, novo Adão, tornou-se, como diz São Paulo, "espírito vivificante" (1 Cor. 15:45), os primeiros frutos da nova criação. O mesmo Espírito que ressuscitou Jesus dentre os mortos pode transformar os nossos corações de corações de pedra em corações de carne (cf. Ez 36:26). Chamamos há pouco com o Miserere Salmo: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro, / renovar um espírito inabalável dentro de mim. / Não me banir da tua presença / e não retires o teu espírito santo "(Sl 50,12-13). Aquele Deus que levou os antepassados ​​do Éden, enviou o seu Filho em nossa terra devastada pelo pecado, não salvo, para que nós, filhos pródigos, podemos voltar, arrependido e nos redimiu pela Sua misericórdia, no nosso verdadeiro lar. Que assim seja, para cada um de nós, para todos os crentes, para cada homem que humildemente reconhece a necessidade de salvação.


© Copyright 2012 - Libreria Editrice Vaticana




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...