Tradutor / Translator

quarta-feira, 9 de maio de 2012

No momento da provação, é a oração que sustenta e dá força: Bento XVI na audiência geral

Por Felipe Viana
( Texto original em Italiano, Tradução Felipe Viana )



Queridos irmãos e irmãs,
                                 

Hoje eu vou tocar no último episódio na vida de São Pedro disse em Atos dos Apóstolos: sua prisão por ordem de Herodes Agripa e sua liberação pela intervenção milagrosa do Anjo do Senhor, na véspera de seu julgamento em Jerusalém (cf.
em 12,1 a 17).

A história é mais uma vez marcado pela oração da Igreja. São Lucas, de fato, escreve: "Enquanto Pedro, pois, estava guardado na prisão, a igreja era fervorosamente a Deus uma oração por ele" (Atos 12,5). E, após milagrosamente saiu da prisão, por ocasião de sua visita à casa de Maria, mãe de João Marcos, afirma que "muitos estavam reunidos e orou" (Atos 12:12). Entre estes dois registros importantes que mostram a atitude da comunidade cristã em face do perigo e perseguição, é contada a detenção e libertação de Pedro, que compreende toda a noite.
A força da oração incessante da Igreja sobe a Deus e ao Senhor ouve e faz uma libertação impensável e inesperado, enviando o seu anjo.

A história relembra os grandes elementos da libertação de Israel da escravidão no Egito, a Páscoa. Como era essencial nesse caso, também aqui a principal ação é realizada pelo Anjo do Senhor que libera Pedro. E as mesmas ações que o Apóstolo - que é convidado a se levantar rapidamente, para obter o cinto e se ligam seus quadris - que reflecte as das pessoas eleitas na noite de libertação para a intervenção de Deus, quando ele foi convidado para comer com pressa 's lombos de cordeiro cingidos, os vossos sapatos nos pés, vara na mão, pronto a deixar o país (cf. Êx 12:11). Assim, Peter pode exclamar: "Agora eu realmente sei que o Senhor enviou o seu anjo e me resgatou da mão de Herodes" (Atos 12:11). Mas o anjo lembra não só a libertação de Israel do Egito, mas também o da ressurreição de Cristo. Dizem-nos, de fato, os Atos dos Apóstolos: "E eis que um anjo do Senhor e uma luz brilhou na cela.

 Ele bateu no lado de Pedro e acordei dele "(Atos 12,7). A luz que enche a sala da prisão, o próprio ato de despertar o Apóstolo, referindo-se à luz libertadora da Páscoa do Senhor que vence a escuridão da noite e do mal. O convite, finalmente, "Põe tua capa e segue-me" (Atos 12,8), ecoa em nossos corações as palavras da chamada inicial de Jesus (cf. Mc 1,17), repetidos depois da ressurreição do lago de Tiberíades, onde o Senhor diz duas vezes a Pedro: "Segue-me" (Jo 21,19.22). É um premente convite a segui-lo: apenas fora de si, a fim de começar a andar com o Senhor e fazer Sua vontade, você vai experimentar a verdadeira liberdade.

Eu gostaria de enfatizar um outro aspecto da atitude de Pedro na prisão, notamos, de fato, que, embora a comunidade cristã reza fervorosamente para que ele, Pedro, "estava adormecido" (Atos 12,6). Em uma situação como perigo crítico e sério, é uma atitude que pode parecer estranho, mas o que denota confiança, ele confia em Deus, sabe que ele está cercado pela solidariedade e oração para ela e se abandona totalmente nas mãos de Senhor. Assim deve ser a nossa oração, assíduo, em solidariedade com os outros, confiando plenamente que Deus nos conhece nas profundezas e tomar conta de nós naquele momento - diz Jesus - "os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Portanto, não tenha medo ... "(Mt 10, 30-31).


Pedro vive na noite do cativeiro e libertação da prisão de seu tempo como um seguidor do Senhor, que vence a escuridão da noite e livre das correntes da escravidão e do perigo de morte. Sua libertação é uma prodigiosa, marcada por várias etapas com cuidado: guiado pelo Anjo, apesar da vigilância dos guardas, através do posto de guarda primeira e segunda, até a porta de ferro que conduz à cidade: a porta se abre e sozinho na frente deles (cf. At 12,10). Pedro eo Anjo do Senhor, faça juntos um longo trecho de estrada, de volta para si mesmo, o apóstolo percebe que o Senhor tem verdadeiramente livre e, depois de algum pensamento, ele entrou na casa de Maria, a mãe de Marcos onde muitos discípulos reunidos em oração mais uma vez a resposta da comunidade para a dificuldade eo perigo é confiar em Deus, fortalecer nosso relacionamento com Ele.

Aqui parece útil lembrar outra situação difícil que vive a comunidade cristã. St. James fala em sua carta. É uma comunidade em crise, em dificuldade, não por causa da perseguição, mas porque dentro há ciúmes e contendas (cf. Tg 3,14-16). E o apóstolo pede a razão para esta situação. Ele encontra duas razões principais: a primeira é deixar-se dominar pela paixão, pela ditadura de seus próprios desejos, o egoísmo (cf. Tg 4.1-2a), a segunda é a falta de oração - "não pergunte" (Tiago 4, 2b) - ou a presença de uma oração que não pode ser definido como tal - "Pedi, e você não consegue, porque pedis mal, para satisfazer as suas paixões" (Tiago 4.3).  

Esta situação iria mudar, de acordo com St. James, se toda a comunidade juntos para falar com Deus, orando assiduamente e verdadeiramente unânime. Mesmo discurso de Deus, de fato, pode perder sua força interior e seca testemunho de que eles não são animados, apoiado e acompanhado pela oração, pela continuidade de um diálogo vivo com o Senhor. Um lembrete importante para nós e nossas comunidades, tanto as pequenas como a família, bem como mais amplos como a paróquia, a diocese, a Igreja inteira. Isso me faz pensar que eles rezaram nesta comunidade de St. James, mas orou maldade, apenas por suas próprias paixões. Temos de aprender continuamente a rezar bem, realmente orar, mover para Deus e para seu próprio bem.

A comunidade, no entanto, que acompanha a prisão de Pedro é verdadeiramente uma comunidade de oração, toda a noite, juntos. E é uma alegria pura que enche os corações de todos quando o apóstolo bater à porta inesperadamente. Eles são a alegria e espanto para a ação de Deus que ouve. Assim, as salas de oração da Igreja de Pedro e da Igreja, ele voltou a dizer "como o Senhor o tirara da prisão" (Atos 12:17). Na igreja onde ele é colocado como uma rocha (cf. Mt 16:18), Peter diz a sua "Páscoa" da libertação: ele experimenta que seguir Jesus é a verdadeira liberdade, que é cercada pela luz radiante da ressurreição, e isso pode testemunhar o martírio que o Senhor ressuscitou, e "realmente enviou o seu anjo e livrou das mãos de Herodes" (Atos 12:11).
Então você vai sofrer o martírio em Roma, irá juntar-se permanentemente a Cristo, que lhe disse: quando você ficar mais velho alguém vai te levar onde você não quer mostrar com que morte Pedro iria glorificar a Deus (cf. Jo 21,18-19).

Queridos irmãos e irmãs, a história da libertação de Pedro como dito por Lucas nos diz que a Igreja, cada um de nós, durante a noite de julgamento, mas a vigilância incessante de oração que nos sustenta. Eu, também, desde o primeiro momento da minha eleição como sucessor de São Pedro, eu sempre me senti apoiado pelas orações de vocês, a oração da Igreja, especialmente em tempos difíceis.

Obrigado. Com a oração constante e confiar no Senhor nos liberta das correntes, guia-nos através de cada noite do cativeiro que podem corroer nossos corações, nos dá a paz de coração para enfrentar as dificuldades da vida, rejeitando a oposição, o perseguição. O episódio de Pedro mostra esse poder da oração. E o Apóstolo, embora em cadeias, ele se sente confiante na certeza de nunca estar sozinha: a comunidade está orando por ele, o Senhor está próximo, mesmo ele sabe que "a força de Cristo se aperfeiçoa na fraqueza" (2 Cor 12,9). A oração unânime e constante é uma ferramenta valiosa para superar as provações que possam surgir no caminho da vida, porque ele está sendo profundamente unidos a Deus que nos permite também estar profundamente unidos a outros. Obrigado


Fonte: Boletim diário da Santa Sé

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...