Tradutor / Translator

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A Fé da Igreja, Papa na catequese semanal desta quarta-feira na Praça de São Pedro

Por Felipe Viana
(Texto original: italiano)

"A fé é virtude teologal, doada por Deus, mas transmitida pela Igreja ao longo da história", afirma Bento XVI

Queridos irmãos e irmãs,

continuar em nossa jornada de meditação sobre a fé católica. Na semana passada eu mostrei como a fé é um dom, pois é Deus quem toma a iniciativa e vem ao nosso encontro, e assim também a fé é uma resposta com que nós recebê-lo como uma base estável de nossas vidas. É dom sa, que transforma as nossas vidas, porque estamos a entrar na mesma visão de Jesus, que trabalha em nós e abre-nos a amar a Deus e aos outros.

     Hoje eu gostaria de dar mais um passo em nossa reflexão, a começar de novo a partir de algumas perguntas: caráter fé só tem um pessoal, individual? Apenas interessado em mim como pessoa? Eu vivo a minha fé? Claro, o ato de fé é um ato eminentemente pessoal, que acontece no mais profundo e marca uma mudança de direção, uma conversão pessoal: é a minha vida que recebe uma vez, uma nova abordagem. Na liturgia do batismo, no tempo das promessas, o celebrante pede para manifestar a fé católica e levantou três questões: Você acredita em Deus Pai todo-poderoso? Creia em Jesus Cristo, seu único Filho? Você acredita no Espírito Santo?Nos tempos antigos, essas questões foram dirigidas pessoalmente a ele que era para ser batizado antes que emerge da água três vezes. E mesmo hoje, a resposta está no singular: "eu creio". Mas eu acredito que este não é o resultado da minha reflexão solitária, não é o produto do meu pensamento, mas é o resultado de uma relação, um diálogo em que há uma escuta, e obter uma resposta, é a comunicar-se com Jesus que me faz fora do meu "eu" fechado em mim mesmo a se abrir para o amor de Deus Pai. É como um renascimento em que me encontro unidos não só Jesus, mas também para todos aqueles que andaram e andam no mesmo caminho, e este novo nascimento, que começa com o Batismo, continua durante todo o curso da vida. Eu não posso construir a minha fé pessoal em um diálogo particular com Jesus, porque a fé é dada a mim por Deus através de uma comunidade de crentes, a Igreja, e eu, portanto, pertence à multidão de crentes em uma comunidade que não é apenas sociológica, mas radicado na 'amor eterno de Deus, que Ele mesmo é a comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo, é o amor trinitário. A nossa fé é muito pessoal, mesmo que seja só Comunidade: pode a minha fé, apenas se vive e se move para o "nós" da Igreja, se ela é a nossa fé, a nossa fé comum da Igreja um.

     No domingo, na missa, recitar o "eu", nos expressamos na primeira pessoa, mas como uma comunidade que confessar a fé um da Igreja. Esse "eu" pronunciado individualmente juntou à de um imenso coro, no tempo e no espaço, em que todos contribuem, por assim dizer, por uma polifonia harmoniosa na fé. O Catecismo da Igreja Católica resume de forma clara: "" Acreditar "é um ato eclesial. A fé da Igreja precede, gera, suporta e alimenta a nossa fé. A Igreja é a Mãe de todos os crentes. "Ninguém pode dizer que tem Deus como Pai quem não tem a Igreja como Mãe" [São Cipriano] "(n. 181). Assim também a fé nasce na Igreja, que conduz a ele e vive nele. Isso é importante para se lembrar.

     No início do cristão, quando o Espírito Santo vem com poder sobre os discípulos no dia de Pentecostes - como narra o Atos dos Apóstolos (cf. 2:1-13) - início da Igreja recebe a força para levar a cabo a missão que lhe foi confiada pelo Senhor Ressuscitado espalhados em todos os cantos da Terra o evangelho, a boa notícia do Reino de Deus, e assim cada um para dirigir com ele para a fé que salva. Os Apóstolos superar todo medo de proclamar o que tinham ouvido, visto pessoa, experiente, com Jesus, pelo poder do Espírito Santo, eles começam a falar em novas línguas abertamente anunciar o mistério de que eram testemunhas. Nos Atos dos Apóstolos nos dizem então o grande discurso que Pedro pronuncia no dia de Pentecostes. Ele começa com uma passagem do profeta Joel (3:1-5), referindo-se a Jesus, e proclamando o núcleo da fé cristã: quem se beneficiou todos os que foram credenciados a Deus com milagres e sinais grandes, foi pregado e morto na cruz, mas Deus o ressuscitou dentre os mortos, constituindo-lhe Senhor e Cristo. Com ele, entramos na salvação final predito pelos profetas e os que invocam o seu nome, será salvo (cf. Atos 2:17-24). Ouvindo estas palavras de Pedro, muitos se sentem pessoalmente desafiado, se arrepender de seus pecados e são batizados recebem o dom do Espírito Santo (cf. Act 2, 37-41). Assim começa o caminho da Igreja, uma comunidade que reúne este anúncio no tempo e no espaço, uma comunidade que é o Povo de Deus com base na nova aliança no sangue de Cristo, cujos membros não pertencem a um determinado grupo social ou étnico, mas são homens e as mulheres de cada nação e cultura. É um povo "católico", falando novas línguas, universalmente abrir para acolher a todos, cada divisão, quebrando todas as barreiras. São Paulo diz: "Aqui não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre, mas Cristo é tudo em todos" ( Cl 3:11).

     A Igreja, portanto, desde o início é o lugar da fé, o lugar da transmissão da fé, o lugar onde, através do Batismo, estamos imersos no mistério pascal da morte e ressurreição de Cristo, que nos liberta da escravidão do pecado e dá-nos a liberdade dos filhos e nos coloca em comunhão com o Deus Uno e Trino. Ao mesmo tempo, estamos imersos em comunhão com os outros irmãos e irmãs na fé, com todo o Corpo de Cristo, realizada diante de nosso isolamento. O Concílio Vaticano II lembra-nos: "Deus quis salvar e santificar os homens, não como indivíduos, sem qualquer ligação entre eles, mas para transformá-los em um povo que eu reconheço na verdade e lhe serve" (Constituição Dogmática. Lumen gentium , 9). Ao lembrar a liturgia do batismo, podemos constatar que, no final das promessas em que expressam a renúncia do mal e repetir "eu acho", as verdades da fé, o celebrante diz: "Esta é a nossa fé, esta é a fé da Igreja e nós orgulho de professá-la em Cristo Jesus nosso Senhor. " A fé é a virtude teologal dada por Deus, mas transmitida pela Igreja ao longo da história. O mesmo São Paulo, escrevendo aos Coríntios, afirma ter comunicado a eles o evangelho que por sua vez, tinha recebido (cf. 1 Cor 15:3).

     Há uma cadeia ininterrupta de vida da Igreja, a proclamação da Palavra de Deus, celebração dos sacramentos, que vem a nós e que nós chamamos de Tradição. Isso nos dá a garantia de que o que acreditamos ser a mensagem original de Cristo, pregado pelos apóstolos. O núcleo do anúncio é o evento primordial da morte e ressurreição do Senhor, da qual brota toda a herança de fé. O Conselho diz que: "A pregação apostólica, que se exprime de modo especial nos livros inspirados, devia ser entregue em seqüência continua até o fim dos tempos" Constituição dogmática. Dei Verbum , 8). Assim, se a Bíblia contém a Palavra de Deus, a Tradição da Igreja preserva e transmite com fidelidade, para que as pessoas de todas as idades tenham acesso a seus vastos recursos e enriquecê-lo com seus tesouros de graça. Assim, a Igreja, "em sua doutrina, em sua vida e em sua adoração transmite a todas as gerações tudo o que ela é, tudo o que ela acredita" ( ibid. ).

     Finalmente, gostaria de salientar que é na comunidade eclesial que a fé pessoal cresce e amadurece. É interessante notar que, no Novo Testamento, a palavra "santos" se refere a cristãos como um todo e, certamente, nem todo mundo tinha as qualidades para ser declarados santos pela Igreja. O que você queria indicar, então, por este termo? O fato de que aqueles que tinham vivido e fé no Cristo ressuscitado foram chamados a tornar-se um ponto de referência para todos os outros, por isso colocá-los em contato com a pessoa ea mensagem de Jesus, que revela o rosto do Deus vivo. Isso também é verdade para nós: um cristão que é guiado e forma como a fé da Igreja, apesar de suas fraquezas, suas limitações e suas dificuldades, torna-se como uma janela aberta à luz do Deus vivo, que recebe essa luz e transmite para o mundo. Beato João Paulo II na Encíclica Redemptoris missio afirmou que "A missão renova a Igreja, revigora a fé e a identidade cristã, e oferece um novo entusiasmo e novas motivações. A fé se fortalece dando "(n. 2).

     A tendência generalizada contemporânea a relegar a fé ao âmbito privado, portanto, em contradição com sua própria natureza. Nós precisamos da Igreja para confirmar a nossa fé e de experimentar os dons de Deus, a Sua Palavra, os sacramentos, a graça e com o apoio da testemunha. Assim, o nosso "eu" no "nós" da Igreja será capaz de perceber, ao mesmo tempo, destinatário e estrela de um evento que supera: a experiência de comunhão com Deus, que estabelece a comunhão entre as pessoas. Em um mundo onde o individualismo parece regular as relações entre as pessoas, tornando-os mais frágeis, a fé nos chama a ser povo de Deus, para ser a Igreja, portadores do amor e da comunhão de Deus para toda a humanidade ( ver Constituição Pastoral. Gaudium et spes , 1). 

Obrigado pela sua atenção.

Bento XVI, que resumiu, como habitualmente, a sua catequese em várias línguas, entre as quais o português. Ouçamos…

RealAudioMP3 
Queridos irmãos e irmãs,

A fé, dom de Deus que transforma a nossa existência, não é uma realidade de caráter exclusivamente individual. O meu crer, a minha fé, não é o resultado de uma reflexão pessoal, mas o fruto de um diálogo com Jesus que se dá na comunidade de fé que é a Igreja. 

    De fato, desde o dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos, a Igreja não cessa de cumprir a sua missão de levar o Evangelho a todos os cantos da terra. 

     A Igreja é o espaço da fé: o espaço no qual, pelo batismo, nos inserimos no Mistério Pascal de Cristo, entrando em comunhão com a Santíssima Trindade. Por isso, precisamos da Igreja para ter a garantia que a nossa fé corresponde à mensagem originária de Cristo, pregada pelos Apóstolos; precisamos da Igreja para poder fazer uma experiência dos dons de Deus: da sua Palavra, dos Sacramentos, da ação da Graça e do seu Amor. 

     Quando o nosso “eu” entra no “nós” da Igreja, então fazemos a experiência do comunhão com Deus, que funda a comunhão entre os homens.

Fonte: Boletim Diário da Santa Sé e Rádio Vaticano 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...