Tradutor / Translator

terça-feira, 12 de março de 2013

Homilia do Card. Angelo Sodano na missa Pro Eligendo Romano Pontífice

Por Felipe Viana 

     Concelebrantes queridos, Distintas Autoridades, irmãos e irmãs no Senhor!

     "Vou cantar as misericórdias do Senhor para sempre" é a canção que mais uma vez foi ouvida no túmulo do Apóstolo Pedro nesta hora na história da Santa Igreja de Cristo. Estas são as palavras do Salmo 88, que floresceu em nossos lábios para a adoração e ação de graças e pedir ao Pai Celestial. "Domínios Misericórdias em aeternum cantabo" é o belo texto latino, que nos apresentou a contemplação do que sempre assiste amorosamente sobre a sua Igreja, apoiando-o em seu caminho através dos séculos e animando com seu Espírito Santo.

     Ainda hoje queremos proporcionar-nos com esta atitude interior com Cristo ao Pai no céu para agradecer o carinho que sempre reservados sua santa Igreja e em particular o luminoso pontificado ele nos deu com a vida e as obras de 265 º Sucessor de Pedro, o amado e venerado Pontífice Bento XVI, que, neste momento, renovamos nossa gratidão.

     Ao mesmo tempo, hoje, vamos implorar do Senhor por meio do cuidado pastoral dos Cardeais querem logo dar outro Bom Pastor à Sua Igreja Santo. É claro que, nos apoia nesta fé horas na promessa de Cristo sobre o caráter infalível de sua Igreja. De fato, Jesus disse a Pedro: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16:18).

     Meus irmãos, a leitura da Palavra de Deus que acabamos de ouvir pode nos ajudar a compreender melhor a missão que Cristo confiou a Pedro e seus sucessores.

1. A mensagem de amor

     O primeiro lê-lo mais uma vez uma famosa profecia messiânica da segunda parte do livro de Isaías, a parte que é chamado de o "Livro da Consolação" (Isaías 40-66). É uma profecia dirigida ao povo de Israel para o exílio na Babilônia. Para ele proclama que Deus envie um Messias, cheio de misericórdia, um Messias que vai dizer: "O espírito do Senhor Deus está sobre mim ... enviou-me a levar boas novas aos pobres, a curar os quebrantados de coração, para proclamar a libertação aos cativos e libertar os prisioneiros, para anunciar um ano de graça do Senhor "(Isaías 61:1-3).

     O cumprimento desta profecia se realiza plenamente em Jesus veio ao mundo para fazer o amor do Pai para os homens. É um amor que se faz particularmente notado em contato com o sofrimento, a injustiça, a pobreza, com todo o raquitismo, tanto física como moral. Ele observa a este respeito a famosa encíclica do Papa João Paulo II, "Dives in misericórdia dar", que acrescentou: "A maneira em que o amor se manifesta na linguagem bíblica é justamente chamado 'misericórdia'" (ibid., n 3.).

     Esta missão de misericórdia foi confiada por Cristo aos pastores de sua Igreja. É uma missão que envolve cada sacerdote e bispo, mas ainda mais cometeu o Bispo de Roma, Pastor da Igreja universal. Pedro, de fato, Jesus disse: "Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes? ... Apascenta as minhas ovelhas" (João 21:15). O comentário bem conhecida de St. Agostinho estas palavras de Jesus: "O amor é, portanto, a tarefa de alimentar o rebanho do Senhor", "sit amoris officium alimentação dominicum gregem" (Evangelium Em Iohannis, 123, 5, PL 35, 1967).

     Na verdade, é isso que impulsiona os Pastores da Igreja a realizar a sua missão de serviço ao povo de todas as idades, desde o serviço mais imediato de caridade para o mais alto serviço, para oferecer aos homens a luz do Evangelho e do poder da graça.

     Então, ele indicou Bento XVI em sua mensagem para a Quaresma deste ano (ver n. 3). Lemos nesta mensagem: "Às vezes, há uma tendência, na verdade, para limitar a solidariedade 'caridade' o termo ou a ajuda humanitária simples É importante, entretanto, lembrar que o amor é a maior obra da evangelização, ou seja, '. . serviço da Palavra "Não há ação mais benéfica, tão caridosa para com os outros que quebram o pão da Palavra de Deus, fazê-lo compartilhar as Boas Novas do Evangelho, introduzi-lo em um relacionamento com Deus: a evangelização é o mais alto . ea promoção integral da pessoa humana, escreve o Servo de Deus Papa Paulo VI na Populorum Progressio: o anúncio de Cristo é o primeiro e principal fator de desenvolvimento (ver n 16.) ".

2. A mensagem de unidade

     A segunda leitura da Carta aos Efésios, escrito pelo apóstolo Paulo na cidade de Roma durante sua primeira prisão (AD 62-63 anos).

     É uma carta na qual Paulo apresenta o sublime mistério de Cristo e da Igreja. Enquanto a primeira parte é mais doutrinário (cap. 1-3), o segundo, onde você digita o texto que ouvimos, é o tom mais pastoral (cap. 4-6). Nesta parte do Paulo ensina as consequências práticas da doutrina apresentado primeiro e começa com um forte apelo para a unidade da Igreja: "Eu, portanto, o prisioneiro no Senhor, para levar uma vida digna da vocação que receberam, com toda a humildade e mansidão, com paciência, suportando uns aos outros no amor, solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz (Ef 4:1-3).

     S. Paulo, então, explica que a unidade da Igreja, há diversidade de dons, de acordo com a multiforme graça de Cristo, mas essa diferença é uma função da construção do corpo de Cristo: "É ele quem deu uns para apóstolos, e outros profetas, outros para evangelistas, outros para pastores e mestres, para equipar os santos para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo "(cf. 4:11-12).
  
     É para a unidade de seu Corpo Místico de Cristo, que, em seguida, enviou o seu Espírito Santo e, ao mesmo tempo estabeleceu seus apóstolos, incluindo arquibancadas Pedro como fundamento visível da Igreja.

     No nosso texto de São Paulo ensina-nos que devemos trabalhar todos juntos para construir a unidade da Igreja, como é necessário para alcançá-lo ", realizada em conjunto por todos os ligamentos de suporte, com o bom funcionamento de cada membro" (Ef 4:16). Todos nós, portanto, somos chamados a cooperar com o Sucessor de Pedro, o fundamento visível da unidade da Igreja.

3. A missão do Papa

     Irmãos e irmãs no Senhor, o Evangelho de hoje nos dá a Última Ceia, quando o Senhor disse aos seus apóstolos: "Este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei" (Jo 15, 12). O texto é, portanto, também ligada à primeira leitura do profeta Isaías sobre a ação do Messias, para nos lembrar que a atitude básica dos Pastores da Igreja é o amor. É o amor que nos leva a dar a vida pelos nossos irmãos. Diz-nos, de fato, Jesus: "Ninguém tem maior amor do que dar a vida por seus amigos" (Jo 15:12).

     A atitude fundamental de todo bom pastor é, portanto, dá a sua vida pelas suas ovelhas (cf. Jo 10:15). Isto é especialmente verdadeiro para com o Sucessor de Pedro, o Pastor da Igreja universal. Porque a maior e mais universal é o ofício pastoral, maior deve ser o amor do Pastor. Este é o coração de todo o Sucessor de Pedro, eu sempre ecoou as palavras do Divino Mestre dirigiu um dia humilde pescador da Galileia ", além de sua Diligis mim? Pasce Agnos meos alimenta ... Oves medição", "Você me ama mais do que estes? Apascenta os meus cordeiros ... Apascenta as minhas ovelhas! " (Cf. Jo 21,15-17).

     Na esteira desse serviço de amor para a Igreja e para toda a humanidade, os Papas recente ter sido o choque de muitas instituições de caridade também para as pessoas e para a comunidade internacional, incansavelmente promover a justiça ea paz. Oramos para que o futuro Papa continuará quest'incessante opera a nível mundial.

     Além disso, este serviço da caridade faz parte da natureza íntima da Igreja. O recordou o Papa Bento XVI dizendo: "mesmo o serviço da caridade é uma dimensão essencial da missão da Igreja e é expressão irrenunciável da sua própria essência" (Carta Apostólica Motu Proprio natureza Roupa Ecclesiae, 11 de novembro de 2012, prefácio cf. Carta Encíclica Deus Caritas Est, n. 25).

     É uma missão de caridade que é próprio da Igreja e, em particular, é própria da Igreja de Roma, que, segundo a bela expressão de São Inácio de Antioquia, é a Igreja que "preside à caridade", "praesidet caritati" (cf. Ad Romanos, Praef, Lumen gentium, 13..).

     Meus irmãos, vamos orar para que o Senhor nos conceda um Papa que joga com um coração generoso esta nobre missão. Pedimos a intercessão de Maria Santíssima Rainha, dos Apóstolos, e todos os mártires e santos, que ao longo dos séculos fizeram esta gloriosa Igreja de Roma. Amém!

Fonte: Boletim diário da Santa Sé 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...