Tradutor / Translator

domingo, 27 de janeiro de 2013

A Virgem Maria seja sempre o nosso modelo,Vivamos o sentido cristão de " Carpe diem, Palavras do Santo Padre antes do Angelus

Por Felipe Viana 



Queridos irmãos e irmãs!

A liturgia de hoje nos apresenta, unidos, duas peças separadas do Evangelho de Lucas. O primeiro (1:1-4) é o prólogo, dirigida a um certo "Teófilo", como este nome em grego significa "amigo de Deus", podemos vê-lo em cada crente que se abre a Deus e quer compartilhar o evangelho. A segunda faixa (4,14 a 21), no entanto, apresenta-nos Jesus que "através do poder do Espírito" foi no sábado, na sinagoga de Nazaré. Como uma boa procura, o Senhor não evita o ritmo litúrgico semanal e junta-se a montagem de seus compatriotas na oração e nas Escrituras. O ritual envolve a leitura de um texto da Torá ou os profetas, seguido de um comentário.Naquele dia, Jesus levantou-se para ler e encontrei uma passagem do profeta Isaías que começa assim: "O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, / porque o Senhor me ungiu; / enviou-me a levar boas novas para os pobres "(61:1-2). Orígenes diz: "Não é por acaso que ele abriu o livro e encontrou o capítulo sobre a leitura que profetiza sobre ele, mas este foi o trabalho da providência de Deus" ( Homilias sobre o Evangelho de Lucas , 32, 3). Jesus, de fato, após a leitura, num silêncio cheio de atenção, disse: "Hoje esta Escritura foi cumprida que você tem [agora] ouvir" Lc 4:21). São Cirilo de Alexandria diz que "hoje", localizado entre a primeira ea última vinda de Cristo, está relacionada com a capacidade do crente para ouvir e arrepender-se (cf. PG 69, 1241). Mas, em uma forma mais radical, é o próprio Jesus "hoje" da salvação na história, porque completa a plenitude da redenção. A palavra "hoje", muito querido por São Lucas (cf. 19,9, 23,43), nos traz de volta o título cristológico preferido pelo evangelista, ou seja, "Salvador" ( Soter ). Já nas narrativas da infância, apresenta-se nas palavras do anjo aos pastores: "Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, Cristo, o Senhor" Lc 2:11).

     Queridos amigos, esta canção desafia "hoje" nós. Primeiro de tudo, ele nos faz pensar sobre nosso modo de vida no domingo: dia de descanso e da família, mas no primeiro dia para se dedicar ao Senhor, participando da Eucaristia, na qual somos alimentados pelo Corpo e Sangue de Cristo e sua Palavra de vida. Em segundo lugar, no nosso tempo dispersiva e distraída, este Evangelho nos convida a nos perguntar sobre nossa capacidade de ouvir. Antes de podermos falar de Deus e com Deus, escutar, e na liturgia da Igreja é a "escola" desta escuta do Senhor que nos fala. Por fim, ele nos diz que cada momento pode ser um "hoje" o momento para a nossa conversão. Todos os dias ( kathēmeran ) pode se tornar a salvação hoje, porque a salvação é uma história que continua para a Igreja e para cada discípulo de Cristo. Este é o sentido cristão de " Carpe diem ": aproveitar o dia em que Deus está chamando você para dar-lhe a salvação!

     A Virgem Maria é sempre o nosso modelo e nosso guia como reconhecer e receba, todos os dias da nossa vida, a presença de Deus, nosso Salvador, e de toda a humanidade.

Fonte: Boletim Diário da Santa Sé 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...