Tradutor / Translator

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Catequese de Bento XVI: Mistério da Encarnação - 09/01/2013

Por Felipe Viana

Queridos irmãos e irmãs,

     Nesta época de Natal que se concentrar mais uma vez no grande mistério de Deus que desceu do Céu para se juntar a ela na nossa carne. Em Jesus, Deus se encarnou, se fez homem como nós, e portanto, aberto a porta do seu céu, à plena comunhão com Ele.

     Estes dias, em nossas igrejas tocou várias vezes a palavra "encarnação" de Deus, para expressar a realidade que celebramos no Natal: o Filho de Deus se fez homem, como dizemos no Credo . Mas o que significa esta palavra central para a fé cristã? Encarnação vem do latim " incarnatio ". Santo Inácio de Antioquia - o fim do primeiro século - e especialmente Irineu Santos têm usado este termo refletindo sobre o Prólogo do Evangelho de São João, em especial, a expressão "O Verbo se fez carne" ( Jo 1:14) . Aqui, a palavra "carne" no uso hebraico, indica a pessoa como um todo, o homem todo, mas apenas sob o aspecto de sua transitoriedade e temporalidade, sua pobreza e contingência. Isso é para dizer que a salvação de Deus que se fez carne em Jesus de Nazaré o homem toca em sua realidade concreta e em qualquer situação que você está. Deus tomou a condição humana para se curar de tudo o que nos separa dele, de modo que podemos chamar, em seu Filho unigênito, com o nome de "Abba, Pai" e ser verdadeiramente filhos de Deus diz Santo Irineu, "Esta É por isso que o Verbo se fez homem, eo Filho de Deus, Filho do homem: para que o homem, entrando em comunhão com a Palavra e recebendo assim a filiação divina, pode se tornar um filho de Deus "( Adversus Haereses , 3,19,1: PG 7,939, cf. Catecismo da Igreja Católica , 460).
     "O Verbo se fez carne" é uma daquelas verdades que se tornaram tão acostumados a ele que dificilmente afeta mais do que o tamanho do evento que ele expressa. E, de fato, nesta época de Natal, em que a expressão retorna muitas vezes na liturgia, às vezes ele está mais preocupado com as aparências, as "cores" do partido, que o coração das grandes novidades que Christian comemorar, algo absolutamente impensável, que só Deus poderia trabalhar e só podemos entrar com fé. Os Logos , que é com Deus, o Logos , que é Deus, o Criador do mundo (cf. Jo 1:1), para o qual foram criadas todas as coisas (cf. 1.3), que acompanhou e acompanha os homens em história, com a sua luz (cf. 1,4-5, 1,9), torna-se um dos outros, viveu entre nós, tornou-se um de nós (cf. 1:14). O Concílio Vaticano II diz: "O Filho de Deus ... trabalhou com mãos humanas, pensou com uma inteligência humana, agiu por escolha humana, amou com um coração humano. Nascido da Virgem Maria, ele tornou-se verdadeiramente um de nós, semelhante a nós em tudo, exceto no pecado "(Constituição Gaudium et Spes , 22). É importante, então, recuperar o espanto diante deste mistério, vamos quebrar a magnitude deste evento: Deus, o verdadeiro Deus, o Criador de tudo, veio como um homem em nossas ruas, entrando o tempo do homem para comunicar sua própria vida (cf. 1 Jo 1:1-4). E isso não aconteceu com o esplendor de um soberano, que ele aplica-se com o seu poder sobre o mundo, mas com a humildade de uma criança.

     Gostaria de salientar um segundo elemento. No Natal costumamos trocar alguns presentes com as pessoas mais próximas. Às vezes pode ser um ato feito por convenção, mas geralmente expressa afeição, é um sinal de amor e estima. Na oração as ofertas da solenidade de Missa de Natal na Igreja reza: "Acolhei, ó Senhor, a nossa oferta nesta noite de luz, e por este misterioso intercâmbio de dons transformar-nos em Cristo, vosso Filho, que elevou o 'homem ao seu lado na glória. " O pensamento do presente, então, está no centro da liturgia e traz à nossa consciência do presente original do Natal, em que a carne santa noite Deus tornando-se, ele queria se tornar um presente para os homens, se entregou por nós, Deus tem fez uma doação de seu único Filho para nós, assumiu a nossa humanidade para nos dar a sua divindade. Este é o grande presente. Mesmo em nosso dar não é importante que um presente é caro ou não, aqueles que não podem doar um pouco de si mesmo, sempre dá muito pouco, na verdade, às vezes você tenta apenas para substituir o coração eo compromisso de doar auto com as coisas materiais, dinheiro. O mistério da encarnação significa que Deus não fez assim: ele deu alguma coisa, mas ele deu a si mesmo em seu Filho unigênito. Aqui encontramos o modelo da nossa doação, porque nossos relacionamentos, especialmente os mais importantes, são movidos pelo dom gratuito de amor.

     Eu gostaria de oferecer uma terceira reflexão: o fato da Encarnação, de Deus tornar-se um homem como nós, nos mostra o realismo sem precedentes do amor divino. A ação de Deus, de fato, não se limita a palavras, de fato, podemos dizer que ele não se contenta em falar, mas é imersa em nossa história e assume a fadiga e peso da vida humana. O Filho de Deus se fez verdadeiro homem, nascido da Virgem Maria, em uma época e em um lugar específico em Belém durante o reinado de Augusto, em Governador Quirino (cf. Lc 2,1-2), é Cresci em uma família, ele tinha amigos, ele formou um grupo de discípulos, ele instruiu os apóstolos para continuar a sua missão, ele completou o curso de sua vida terrena, na cruz. Este modo de agir de Deus é um poderoso estímulo para questionar o realismo da nossa fé, que não deve ser limitado à esfera dos sentimentos e emoções, mas deve entrar na realidade de nossa existência, que é tocar nossas vidas todos os dias e direcioná-lo de uma forma prática. Deus não parou em palavras, mas ele nos mostrou como viver, partilhando a nossa experiência, exceto no pecado. O Catecismo de São Pio X, que alguns de nós têm estudado criança, com sua simplicidade, a pergunta: "Para viver de acordo com Deus, o que vamos fazer", dá a resposta: "Para viver de acordo com Deus deve acreditar que a verdade revelado por Ele e guarda os seus mandamentos, com a ajuda da sua graça, que é através dos sacramentos e da oração. " A fé tem um aspecto fundamental que afeta não só a mente eo coração, mas ao longo de nossas vidas.
Um último elemento que proponho para sua consideração. São João diz que a Palavra, o Logos estava com Deus desde o início, e que todas as coisas foram feitas por meio da Palavra, e nada do que existe foi feito sem Ele (cf. Jo 1:1-3). O evangelista claramente alude à história da criação do que é nos primeiros capítulos do Gênesis, e lê-los à luz de Cristo. Este é um critério fundamental na leitura cristã da Bíblia: o Antigo eo Novo Testamento deve ser lido sempre juntos e de Nova revela o sentido mais profundo também da Velha. Essa mesma Palavra que sempre existiu com Deus, que é o próprio Deus e por quem e em vista de que todas as coisas foram criadas (cf. Col 1:16-17), tornou-se homem: o Deus eterno e infinito mergulhou na finitude humana, sua criatura, para trazer o homem e toda a criação a Ele. O Catecismo da Igreja Católica afirma: "A primeira criação encontra seu sentido e seu cume na nova criação em Cristo, em que o brilho excede a do primeiro "(n. 349). Os Padres da Igreja têm se aproximou de Jesus a Adão, para chamá-lo de "segundo Adão" ou o novo Adão, a imagem perfeita de Deus pela encarnação, o Filho de Deus é uma nova criação, o que dá a resposta completa para a questão "Quem é o homem?". Só Jesus revela-se plenamente o plano de Deus sobre o ser humano: ele é o homem de acordo com a definitiva de Deus O Concílio Vaticano II fortemente reitera: "Na realidade, é só no mistério do Verbo encarnado se o mistério do homem ... Cristo, o novo Adão, revela o homem a si mesmo e revela a sua altíssima vocação "(Constituição Dogmática Gaudium et Spes , 22;. cf Catecismo da Igreja Católica , 359). Neste criança, o Filho de Deus contemplado no Natal, podemos reconhecer a verdadeira face, não só de Deus, mas a verdadeira face do ser humano, e somente com a abertura de ação de sua graça e buscando a cada dia a segui-lo, percebemos o plano de Deus para nós, cada um de nós.

     Queridos amigos, neste período, meditar sobre a riqueza grande e maravilhosa do mistério da Encarnação, para permitir que o Senhor nos ilumine e nos transformar mais e mais à imagem de seu Filho feito homem por nós. 

Fonte: Boletim Diário da Santa Sé, Canção Nova 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...