Tradutor / Translator

domingo, 20 de janeiro de 2013

Angelus: Papa Bento XVI nos convida a rezar pela unidade dos Cristãos e pela Paz.

Por Felipe Viana 
(Texto original em Italiano, Tradução: Felipe Viana)



Queridos irmãos e irmãs!

     Hoje a liturgia propõe a passagem das bodas de Cana, um episódio narrado por João, testemunha ocular do incidente. Este episódio foi colocado neste domingo imediatamente após o tempo de Natal, porque, junto com a visita dos Magos do Oriente e do Batismo de Jesus, formam a trilogia da Epifania, ou seja, a manifestação de Cristo. A do casamento em Caná é de fato "o início dos sinais" ( Jo 2:11), que é o primeiro milagre de Jesus, com quem apareceu em público, a sua glória, provocando a fé de seus discípulos. Lembremo-nos brevemente o que aconteceu durante a festa de casamento em Caná da Galiléia. Aconteceu que ele foi o vinho deu o fora, e Maria, a Mãe de Jesus, ele apontou para o seu Filho. Ele respondeu que ainda não era seu tempo, mas depois seguiu a solicitação de Maria, e fez seis grandes jarros cheios de água, transformou água em vinho, o vinho fino, melhor do que o passado. Com este "sinal", Jesus se revela como o Messias Noivo, veio estabelecer o seu povo a nova e eterna aliança, nas palavras dos profetas: "Como o noivo se alegra da noiva, assim será o seu Deus se alegra com você" ( É 62:5). E o vinho é um símbolo da alegria do amor, mas também alude ao sangue que Jesus vai pagar no final, para selar a sua aliança de casamento com a humanidade.
A Igreja é a noiva de Cristo, que torna santo e bonita, com a sua graça. No entanto, esta mulher, formada por seres humanos, é sempre necessitada de purificação. E um dos pecados mais graves que desfiguram o rosto da Igreja é contra sua unidade visível, especialmente as divisões históricas que se separam os cristãos e que ainda não foram superadas. Apenas esta semana, 18 de janeiro a 25, realizou a anual Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos , um momento sempre bem-vindo para os crentes e as comunidades, que desperta em todos o desejo espiritual e compromisso com o pleno comunhão. Neste sentido, foi muito importante que eu poderia celebrar a vigília de cerca de um mês atrás, nesta praça, com milhares de jovens de toda a Europa e da comunidade ecumênica de Taizé: um momento de graça em que nós experimentamos a beleza da forma em Cristo um. Eu encorajo a todos a orar juntos para que possamos alcançar, "O que o Senhor pede de nós" (cf. I 6,6-8), diz que este ano o tema da semana, um tema defendido por algumas comunidades cristãs na Índia, que convidam a caminhar com determinação para a unidade visível de todos os cristãos e para superar, como irmãos em Cristo, qualquer tipo de discriminação injusta.

     Na sexta-feira, no final destes dias de oração, eu presidirá as Vésperas na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, na presença de representantes de outras Igrejas e Comunidades eclesiais.

     Queridos amigos, para rezar pela unidade dos cristãos gostaria de acrescentar mais uma vez que para a paz, porque, infelizmente, nos diferentes conflitos no local para deter os massacres de civis desarmados, para acabar com toda a violência e encontrar a coragem para o diálogo e das negociações. Para ambas as intenções, invocando a intercessão de Maria, Medianeira da Graça.

     Após o Angelus e nas saudações nas várias línguas o Papa Bento XVI presenteou-nos com uma saudação em português, expressamente referindo-se à presença de Dom Gilberto, Bispo de Setúbal e um grupo de diocesanos.
    " Dirijo agora uma saudação cordial aos peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente ao Senhor Bispo Dom Gilberto com os seus fiéis da diocese de Setúbal, sobre todos invocando a solicitude materna da Virgem Maria para que, em cada lar cristão, se mantenha viva a chama da fé, do amor e da concórdia, como suma e preciosa herança cuja entrega aos filhos deve acontecer em vida dos pais. A todos vós, às vossas famílias e às vossas terras: saúde, paz e a graça do Senhor, com a minha Bênção" !

Fonte: Boletim diário da Santa Sé com o apoio da Rádio Vaticano.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...