Tradutor / Translator

domingo, 13 de janeiro de 2013

Homilia do Santo Padre na missa do Batismo do senhor

Por Felipe Viana 
(Texto original em italiano, Tradução- Felipe Viana)



Queridos irmãos e irmãs!

     A alegria surgiu a partir da celebração do Natal está agora conduzindo a festa do Batismo do Senhor. Neste alegria é adicionado mais um motivo para nós que estamos aqui reunidos no sacramento do Batismo, que logo amministrerò estas crianças manifesta sua presença viva e ativa do Espírito Santo, enriquecendo a Igreja de novas crianças, anima e faz crescer, e isso não pode deixar de se regozijar. Desejo uma saudação especial a vós, queridos pais e padrinhos, que hoje testemunham a sua fé Batismo solicitando para estas crianças, pois são gerados para a vida nova em Cristo e tornar-se parte da comunidade dos crentes.

     O Evangelho do batismo de Jesus, o que ouvimos hoje segundo São Lucas, mostra a maneira de reduzir e humildade, para que o Filho de Deus escolheu livremente para aderir ao plano do Pai, de ser obediente a sua vontade amor para o homem em tudo, até mesmo para o sacrifício na cruz. Torne-se um adulto, Jesus começa seu ministério público indo para o rio Jordão para receber de João o batismo de arrependimento e conversão.O que acontece aos nossos olhos pode parecer paradoxal. Jesus precisa de arrependimento e conversão? Claro que não. No entanto, é ele que está sem pecado está entre os pecadores para ser batizado, para fazer este gesto de arrependimento, o Santo de Deus une aqueles que reconhecem-se na necessidade de perdão e pedir a Deus o dom da conversão, isto é, a graça de retorno Ele com todo o seu coração, para ser totalmente dele.Jesus quer tomar o lado dos pecadores, por estar em solidariedade com eles, expressando a proximidade de Deus, Jesus mostra solidariedade conosco, com o nosso esforço para converter, para deixar nosso egoísmo, para separar-nos de nossos pecados, para nos dizer que, se o aceitar em nossas vidas Ele é capaz de nos levantar e levar-nos a Deus Pai. E essa solidariedade de Jesus não é, por assim dizer, um mero exercício da mente e vontade. Jesus foi realmente imersos na nossa condição humana, ele viveu até o fim, exceto o pecado, e é capaz de entender a fraqueza e fragilidade. Portanto, ele é movido à compaixão, escolha "sofrer com" homens, para ser penitente com a gente. Este é o trabalho de Deus que Jesus quer realizar: a missão divina para curar os feridos e curou os doentes, para tomar sobre si o pecado do mundo.

     O que acontece no momento em que Jesus foi batizado por João? Em face deste ato humilde de amor da parte do Filho de Deus, os céus abertos eo Espírito Santo se manifesta visivelmente na forma de uma pomba, e uma voz de expressar o prazer do Pai, que reconhece apenas o Filho, o 'Amato. É uma verdadeira manifestação da Santíssima Trindade, que dá testemunho da divindade de Jesus, do seu ser o Messias prometido, aquele que Deus enviou-me para libertar seu povo, para ser salvo (cf. Is 40,2). Assim se cumpre a profecia de Isaías, que ouvimos na primeira leitura, o Senhor Deus vem com poder destruir as obras do pecado e seu braço exerce domínio para desarmar o mal, mas tenha em mente que este braço é o braço estendido na cruz e que o poder de Cristo é o poder daquele que sofre por nós: este é o poder de Deus, que não seja o poder do mundo, assim é Deus com poder para destruir o pecado. Jesus realmente atua como o Bom Pastor que cuida do rebanho e reunir, porque não está perdido (cf. Is 40,10-11), e oferece sua própria vida, porque ele vive. E 'por sua morte redentora de que o homem se liberta do domínio do pecado e reconciliados com o Pai é a Sua ressurreição que o homem é salvo da morte eterna e é feito vitorioso sobre o mal.

     Queridos irmãos e irmãs, o que acontece no batismo que logo amministrerò seus filhos? Acontece apenas que serão fundidos em um profundo e sempre com Jesus, imerso no mistério do seu poder, esse poder, que é o mistério da sua morte, que é a fonte da vida, para partilhar a sua ressurreição, a renascer para uma nova vida. Então um milagre aconteceu hoje é repetido por seus filhos recebendo o batismo eles renascem como filhos de Deus, participantes da relação filial que Jesus tem com o Pai, capaz de voltar para Deus e chamá-lo com total confiança e confiança: "Abba, Pai! ". Após a seus filhos o céu está aberto, e Deus diz, esses são os meus filhos, os filhos de minha complacência. Incluídas neste relatório e libertos do pecado original, eles se tornam membros vivos do corpo que é a Igreja, e são capazes de viver plenamente a própria vocação à santidade, para herdar a vida eterna, obtida por nós, pela ressurreição de Jesus .

     Queridos pais, pedindo o batismo de seus filhos, você manifestar e testemunhar a sua fé, a alegria de ser cristão e de pertencer à Igreja. É a alegria que vem de saber que você recebeu um grande presente de Deus, a fé na verdade, um dom que nenhum de nós ter merecido, mas que tem sido dado livremente e ao qual respondemos com o nosso "sim". É a alegria de reconhecer filhos de Deus, para descobrir-nos confiada às mãos dele, a sentir-se acolhidos em um abraço amoroso, da mesma forma em que uma mãe apoia e abraça o filho. Esta alegria, que direciona o caminho de cada cristão, é baseado em um relacionamento pessoal com Jesus, uma relação que orienta toda a existência humana. Ele é de fato o sentido da nossa vida, aquele em que vale a pena olhar, a ser iluminada pela sua verdade e ser capaz de viver em plenitude. O caminho da fé que começa hoje, para essas crianças é, portanto, com base em uma certeza, a experiência de que não há nada maior do que conhecer a Cristo e falar aos outros a amizade com Ele. Só com esta amizade se abrem realmente grande potencial da condição humana e podemos experimentar o que é belo eo que é livre (cf. Homilia na Missa para o início de seu pontificado , 24 de abril de 2005). Quem fez esta experiência não está disposto a desistir de sua fé por nada no mundo.

     Para vocês, queridos padrinhos e madrinhas, a tarefa importante é apoiar e contribuir para o trabalho dos pais na educação, lado a lado na transmissão das verdades da fé e testemunho dos valores do Evangelho, em levantar essas crianças em uma amizade mais profunda com o Senhor. Que você possa sempre dar-lhes o seu bom exemplo, através do exercício das virtudes cristãs. Não é fácil, abertamente e sem comprometer o que você acredita, especialmente no contexto em que vivemos, em face de uma sociedade que muitas vezes considerado antiquado e fora de tempo, aqueles que vivem pela fé em Jesus esteira dessa mentalidade, há pode ser até mesmo entre os cristãos, o risco de compreender a relação com Jesus como limitar, como algo que é prejudicial para a realização pessoal ", Deus é visto como o limite de nossa liberdade, um limite para excluir para que o homem pode ser ele mesmo, sem "( A infância de Jesus , 101). Mas não é assim! Este ponto de vista parece não ter entendido nada do relacionamento com Deus, assim como proceder ao longo do caminho da fé, entendemos que o exercício Jesus sobre nós a ação libertadora do amor de Deus que nos faz sair da nosso egoísmo, de ser transformado em nós mesmos, para levar uma vida plena, em comunhão com Deus e abrir para os outros. "Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus permanece e Deus nele" ( 1 Jo 4:16). Estas palavras da I Carta de João exprimem, com singular clareza, o centro da fé cristã: a imagem cristã de Deus e também a consequente imagem do homem e do seu destino "(Encíclica Deus caritas est , 1).

     A água com que essas crianças vão ser marcados em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, mergulhe-os na "fonte" de vida que é o próprio Deus, e que irá torná-los os seus próprios filhos. E a semente das virtudes teologais, infundido por Deus, fé, esperança e caridade, a semente é agora um lugar em seu coração para o poder do Espírito Santo, deve ser sempre alimentada pela Palavra de Deus e os sacramentos, de modo que estes virtudes de um cristão pode crescer e atingir a maturidade plena, até fazer com que cada um deles um verdadeiro testemunho do Senhor. Enquanto pedimos a estes derramamento do pequeno do Espírito Santo, confiá-las à proteção da Santíssima Virgem, e ela sempre mantê-los com a sua presença materna e acompanhá-los em todos os momentos de suas vidas. Amen.

Fonte: Boletim Diário da Santa Sé 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...