Tradutor / Translator

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Frei esclarece fatos sobre polêmica exposição feita dentro da Igreja, em Goiás.


Nosso blog publicou as fotografias que causou, de fato, perplexidade em todos os católicos.

Embora se queira rotular católicos fiés a doutrina da Igreja como “Conservadores” em um sentido bem negativo, rejeitamos essa identificação.

O frei tem todo o direito de esclarecer sua posição e a publicamos por uma questão de justiça a verdade dos fatos em uma outra perspectiva.

***

RESPOSTA A UM EQUÍVOCO

Cidade de Goiás 06/12/2010

Prezados amigos,

Saúde e Paz a todos

Todos sabem que não é do meu estilo escrever carta aberta respondendo a ataques ou tentando explicar situações polêmicas, porém, no momento me vejo na obrigação de tomar tal atitude, pois a trama dos acontecimentos está penalizando uma segunda pessoa por causa de um fato que é de minha inteira responsabilidade. A pessoa a quem me refiro é nosso Bispo diocesano, Dom Eugênio Rixen, que tem sido alvo da fúria insana de grupos conservadores de ideologia tridentina e contrários às definições do Concílio Vaticano II.

Na penúltima semana de novembro fui procurado por funcionários da Secretaria Municipal de Saúde que traziam a proposta de realizar um momento de reflexão no dia mundial de luta contra a Aids e solicitavam o apoio da Paróquia de Sant´Ana através da Pastoral que acolhe os Portadores de HIV.

Realizamos duas reuniões para preparação do evento, onde fiz questão de esclarecer que a Igreja Católica não compreende a prevenção ao HIV como distribuição de preservativos, mas como um caminho de humanização da sexualidade. Diante disso, ficou definido que se a Secretaria de Saúde pretendesse fazer alguma atividade que envolvesse a distribuição de preservativo deveria desenvolvê-la em outro espaço, pois a Catedral estaria disponível apenas para a parte formativa e educativa dos alunos da Rede Pública.

E assim foi feito, porém, a Secretaria de Saúde montou uma tenda na praça para a distribuição de material e realizou um show musical para encerramento do evento. Devo lembrar que a praça não é de propriedade da Igreja e tenho plena convicção que não estamos mais na Idade Média, onde a Igreja cultivava a Ilusão de poder definir as ações do Governo.
Um inconveniente por parte da Secretaria de Educação foi a utilização do mural da Igreja para pendurar cartazes que incentivavam o uso de preservativo, sem me consultar. Aqui confesso minha responsabilidade sobre o inconveniente, pois não fiz uma averiguação inquisitorial sobre a ornamentação do ambiente e acabei deixando passar despercebida a presença dos referidos cartazes.

Algumas pessoas extremamente mal intencionadas fotografaram tais cartazes e os publicaram na Internet acusando a Igreja de Goiás de distribuir camisinha e incentivar a fornicação. A reflexão realizada por mim e pelo Pastor William da Igreja de Deus com o grupo de alunos que passaram pela Catedral de Sant´Ana tarde do dia 1º de dezembro foi exatamente o contrário do que estamos sendo acusados, pois procuramos despertar para a acolhida fraterna daqueles que são portadores de HIV e a prevenção foi trabalhada como um planejamento espiritual que envolve um conhecimento maduro da sexualidade e o respeito a si e aos outros. Professores que acompanharam os alunos naquela tarde podem testemunhar o que estou afirmando.

Desde a última campanha eleitoral, D. Eugenio vem sofrendo ataques pessoais de uma Ala conservadora da Igreja por assumir uma posição contrária ao determinismo eleitoral de alguns grupos que, usando o nome da CNBB, insistiam em definir em quais candidatos os fiéis não deveriam votar. As acusações que circulam mais uma vez contra a Diocese de Goiás, resultado de um plágio maldoso e antiético, são apenas mais um capítulo dessa cruzada interna forjada por grupos conservadores da Igreja que insistem em tomar a Diocese de Goiás e seu Bispo como bode expiatório de seu fundamentalismo e anacronismo eclesial.

Há mais de cinco anos estou à frente dos trabalhos pastorais da Paróquia da Catedral de Sant´Ana e sempre recebi de meu Bispo confiança e autonomia para desenvolver trabalhos de natureza social e em parcerias com outros seguimentos da sociedade. Antes de realizar a atividade do dia mundial de luta contra a Aids, comuniquei a D. Eugenio qual seria a dimensão da participação da Igreja e ele lamentou não poder estar presente à atividade.

Portanto, reitero que toda a responsabilidade em relação à atividade desenvolvida na Catedral de Sant´Ana no dia primeiro de dezembro é de minha inteira responsabilidade e estou à disposição daqueles que quiserem mais algum tipo de explicação sobre o ocorrido.

Sou maior de idade, respondo pelos meus atos e não acho justo que o Bispo da Diocese de Goiás seja caluniado por uma questão que é de minha responsabilidade. Estou aberto para o diálogo fraterno e o entendimento com qualquer grupo da Igreja, porém, não me intimido com perseguição, postura neo-inquisitorial e tampouco com difamação e denúncia de endemoninhamento, pois sou livre! Acredito em Igreja que seja espaço onde se viva na liberdade dos Filhos de Deus. E o que é mais importante, vivo ancorado nas verdades do Evangelho de Jesus.

Felizes quando vos insultarem e perseguirem e, por minha causa disserem todo tipo de calunia contra vós. Alegrai-vos e exultai, por que grande será a vossa recompensa nos céus. Mt 5, 11-12

Frei Paulo Sérgio Cantanheide, OP
Pároco da Catedral de Sant´Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...