Tradutor / Translator

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Amar a Igreja significa ter a coragem de fazer opções difíceis- Bento XVI na Audiência geral aos mais de 150 mil fieis

Por Felipe Viana 



     A Audiência Geral de hoje, a última do pontificado do Papa Bento XVI, teve lugar às 10h30, na Praça de São Pedro. 
     Foram os cardeais e bispos presentes, a Cúria Romana, o Corpo Diplomático acreditado junto da Santa Sé, os sacerdotes , sacerdotes e seminaristas da Diocese de Roma, as autoridades do Vaticano, os peregrinos e fiéis de Roma, na Itália e em todo o mundo. O Papa deu o ensino da língua italiana, e, depois de ter resumido em várias línguas, dirigiu palavras de boas-vindas especiais de grupos de adoradores. "A audiência geral terminou com o canto do Pater Noster e Bênção Apostólica.

Venerados Irmãos no Episcopado e no Sacerdócio! 
Distintas autoridades! 
Queridos irmãos e irmãs!

     Obrigado por ter vindo em grande número a esta minha última audiência geral.
Obrigado! Eu estou realmente tocado! E eu vejo a Igreja viva! E eu acho que nós também temos que agradecer ao Criador para o clima agradável que nos dá, mesmo agora no inverno.

     Como o Apóstolo Paulo no texto bíblico que temos ouvido, eu sinto no meu coração ter de agradecer especialmente a Deus que orienta e edifica a Igreja, que é a semeadura de sua Palavra e, portanto, alimenta a fé em seu povo. Neste momento, minha mente se expande e abraça toda a Igreja em todo o mundo, e eu agradeço a Deus pela "notícia" de que nos últimos anos o ministério petrino eu poderia receber sobre a fé no Senhor Jesus Cristo, eo amor que circula realmente no corpo da Igreja e de viver no amor, e espero que ele se abre e orienta-nos para a plenitude da vida, em direção à pátria celeste.
     
     Eu sinto que eu trazer todos em oração, em um presente que é de Deus, onde eu coleciono cada reunião, a cada viagem, a cada visita pastoral. Tudo e todos se reúnem em oração para confiá-los ao Senhor, porque temos pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual, e por que nos comportamos de maneira digna Dele e de Seu amor, frutificando em toda boa obra (cf. Col 1 0,9-10).
Neste momento, há uma grande confiança em mim, porque eu sei, todos nós sabemos, que a palavra da verdade do Evangelho é o poder da Igreja, que é a sua vida. O Evangelho purifica e renova, dá frutos, onde a comunidade de crentes ouve e recebe a graça de Deus na verdade e na caridade. Esta é a minha crença, esta é a minha alegria.
     
     Quando, em 19 de abril de quase oito anos atrás, eu concordou em assumir o ministério petrino, tive a firme convicção de que sempre me acompanhou: esta certeza da vida da Igreja, a Palavra de Deus, naquele momento, como já indicado Às vezes, as palavras que foram ditas em meu coração foram: Senhor, por que você me perguntar isso e fazer o que você pergunta? É um grande peso sobre seus ombros o que eu peço, mas se você me perguntar, a tua palavra, lançarei as redes, confiante de que vai me guiar, mesmo com todas as minhas fraquezas. E oito anos depois, posso dizer que o Senhor me guiou, eu estava perto, eu podia sentir a sua presença todos os dias. Ela foi uma parte do caminho da Igreja, que teve momentos de alegria e luz, mas momentos também difíceis, eu me senti como São Pedro e os Apóstolos no barco no Mar da Galiléia, o Senhor nos deu muitos dias de sol e uma brisa leve, os dias em que a pesca é abundante, e havia também momentos em que a água era áspero e do vento, como em toda a história da Igreja, e do Senhor parecia dormir. Mas eu sempre soube que o barco está no Senhor e eu sempre soube que o barco da Igreja não é minha, não a nossa, mas dEle. E o Senhor não vai deixá-la afundar, é ele quem conduz, certamente através dos homens que ele escolheu, porque ele queria. Esta foi e é uma certeza de que nada pode manchar. E é por isso que hoje meu coração está cheio de gratidão a Deus porque ele não sente falta de toda a Igreja e para mim o seu consolo, a sua luz, seu amor.
     
     Estamos no " Ano da Fé , o que eu queria para fortalecer a nossa própria fé em Deus, em um contexto que parece colocar mais e mais para o fundo. Eu gostaria de convidar a todos para renovar a firme confiança no Senhor, confiar como crianças nos braços de Deus, a certeza de que essas armas nos apoiam e são o que nos permite caminhar todos os dias, mesmo no esforço. Eu gostaria que todos se sintam amados por Deus, que deu o seu Filho por nós e nos mostrou seu amor sem limites. Eu quero que todos se sintam a alegria de ser cristão. Em uma bela oração a ser recitado diariamente no período da manhã diz: "Eu te adoro, meu Deus, eu te amo com todo o meu coração. Agradeço-lhe por ter me criado, Christian ... feito. " Sim, estamos felizes pelo dom da fé é a coisa mais preciosa, que ninguém pode tirar de nós! Agradecemos a Deus por isso todos os dias, com a oração e com uma vida cristã coerente. Deus nos ama, mas espera que nós amamos!
     
     Mas é só Deus que eu quero agradecer neste momento. Um Papa não é apenas na liderança do barco de Pedro, mesmo que seja a sua responsabilidade primeira Não tenho nem nunca ouviu apenas trazer alegria e peso do ministério petrino, o Senhor me colocou ao lado de muitas pessoas que, generosamente, e amor de Deus e da Igreja, me ajudaram e eu estive perto. Primeiro de tudo você, querido Irmãos Cardeais: sua sabedoria, seu conselho, sua amizade foi precioso para mim, meus colaboradores, começando com meu Secretário de Estado que me acompanhou fielmente ao longo dos anos, a Secretaria de Estado e toda a Cúria Romana, bem como todos aqueles que, em diversas áreas, dar o seu serviço à Santa Sé: as muitas faces que não são surgir, permanecer na sombra, mas no silêncio, no seu trabalho diário, em um espírito de fé e humildade foram o meu apoio seguro e confiável. Um especial pensado para a Igreja de Roma, a minha diocese! Não posso esquecer os Irmãos no Episcopado e no Sacerdócio, pessoas consagradas e todo o Povo de Deus nas visitas pastorais, nas reuniões, nas audiências, viagens, eu sempre recebeu grande cuidado e afeto profundo, mas eu também amei todos e cada um, sem exceção, com a caridade pastoral, que é o coração de todo pastor, especialmente o Bispo de Roma, Sucessor do Apóstolo Pedro. Todos os dias eu trouxe cada um de vocês em oração, com o coração do pai.
     
     Eu queria que meus cumprimentos e os meus agradecimentos a todos giungesse então: o coração de um Papa estende a todo o mundo. E eu gostaria de expressar minha gratidão ao Corpo Diplomático acreditado junto da Santa Sé, o que torna esta uma grande família de nações. Aqui eu também acho que de todos aqueles que trabalham para uma boa comunicação e agradeço-lhes por seu serviço importante.
Neste ponto, eu gostaria de agradecer a todo o meu coração muitas pessoas ao redor do mundo, que nas últimas semanas me enviaram comoventes provas de amizade, atenção e oração. Sim, o Papa nunca está sozinho, agora eu experimentá-lo novamente de uma forma tão grande que toca o coração. O Papa pertence a todos e um monte de gente me sinto muito próximo a ele. É verdade que eu recebo cartas de a maior do mundo - por parte dos chefes de Estado, líderes religiosos, representantes do mundo da cultura e assim por diante. Mas eu também recebo muitas cartas de pessoas comuns que escrevem para mim simplesmente a partir de seu coração e me faz sentir seu afeto nasce da nossa experiência com Jesus Cristo, na Igreja. Essas pessoas não me escrever como escrever um príncipe ou um grande não sabe. Eu escrevo como irmãos e irmãs, filhos e filhas, com o sentido de laços familiares muito afetuosos. Aqui você pode tocar o que é a Igreja - não uma organização, uma associação para os religiosos ou humanitários, mas um corpo vivo, uma comunidade de irmãos e irmãs no Corpo de Jesus Cristo, que nos une a todos. Experimente a Igreja dessa forma e você quase pode tocá-lo com as suas mãos o poder de sua verdade e seu amor é uma fonte de alegria, um momento em que muitos falam de seu declínio. Vamos ver como a Igreja está viva hoje!
    
     Nos últimos meses, eu senti que a minha força diminuiu, e eu pedi a Deus fervorosamente em oração para que me ilumine com a sua luz para me fazer tomar a decisão certa não por minha causa, mas para o bem da Igreja .Tomei este passo com plena consciência de sua gravidade e também novo, mas com uma profunda paz de espírito. Amar a Igreja também significa ter a coragem de fazer escolhas difíceis, que sofrem, tendo sempre diante o bem da Igreja e não a si mesmos.
Aqui permita-me para voltar mais uma vez a 19 de abril de 2005. A gravidade da decisão foi justamente no fato de que a partir daquele momento eu estava ocupado sempre e para sempre do Senhor. Sempre - que assume o ministério petrino não tem mais privacidade . Sempre e totalmente pertence a todos, a toda a Igreja. Sua vida é, por assim dizer, totalmente privado da esfera privada. Eu experimentei, e eu experimenta precisamente agora que um recebe a vida como Ele dá. Eu disse antes que um monte de pessoas que amam o Senhor também adoro o Sucessor de São Pedro e gostam dele, que o Papa tem verdadeiramente irmãos e irmãs, filhos e filhas de todo o mundo, e que ele se sente seguro no abraço de a comunhão, porque já não pertence a si mesmo, pertence a todos e todos pertencem a ele.
  
     O "sempre" é também um "para sempre" - há um retorno para o setor privado. Minha decisão de renunciar ao exercício do ministério ativo, não revogá-la. Não voltar a vida privada, a uma vida de viagens, reuniões, recepções, conferências e assim por diante. Não negligencie a cruz, mas eu sou muito novo no Senhor crucificado. Eu não uso mais do que o poder Officio para o governo da Igreja, mas a serviço do resto da oração, por assim dizer, no pátio de São Pedro. São Bento, cujo nome porta Papa, eu serei um grande exemplo disso. Ele nos mostrou o caminho para uma vida que, ativa ou passiva, pertence inteiramente à obra de Deus
   
     Agradeço a todos e cada um para o seu respeito e compreensão com que você tenha recebido esta importante decisão. Vou continuar a acompanhar o caminho da Igreja, através da oração e de reflexão, com a dedicação ao Senhor e à sua esposa, que tentei viver até agora todos os dias e que orrei viver para sempre. Eu peço que você se lembre diante de Deus, e acima de tudo a rezar para os cardeais, que são chamados para uma tarefa tão importante, e novo Sucessor de Pedro, o Senhor acompanhá-lo com a luz ea força do seu Espírito.

     Invoco a materna intercessão de Maria, Mãe de Deus e da Igreja que acompanhe cada um de nós e toda a comunidade eclesial, para que nós, confiança profunda.
Queridos amigos! Deus guia Sua Igreja, tem sempre, e especialmente em tempos difíceis. Nunca perdemos essa visão de fé, que é a única visão verdadeira da Igreja e do mundo. No nosso coração, no coração de cada um de vocês, há sempre a certeza alegre que o Senhor está próximo, não nos abandona, perto de nós e nos envolve com seu amor. 
Obrigado!

Fonte: Boletim diário da Santa Sé com apoio da Radio Vaticano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...