Tradutor / Translator

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Catequese de Bento XVI, reflexão sobre o Credo:"Criador do céu e da terra"

Por Felipe Viana 
(texto original em português, Tradução: Felipe Viana)



Queridos irmãos e irmãs,

     O Credo , que começa por descrever Deus como "Pai Todo-Poderoso", como nós pensamos, na semana passada, ele também diz que Ele é o "Criador do céu e da terra", e, portanto, leva a afirmação com a qual a Bíblia começa. No primeiro versículo da Sagrada Escritura, lemos: "No princípio, Deus criou os céus ea terra" ( janeiro 1.1): Deus é a fonte de todas as coisas e da beleza da criação se desenrola sua onipotência Pai amoroso.

     Deus se manifesta como Pai na criação, como a origem da vida, e para criar, mostrar sua onipotência. As imagens usadas na Sagrada Escritura a este respeito são muito sugestivo (cf. Is 40,12, 45,18, 48,13, Sal 104,2.5, 135,7, Pr 8, 27-29; Gb ​​38-39). Ele, como um Pai bom e poderoso, cuida do que ele criou com amor e lealdade que nunca são menos, dizem repetidamente os Salmos (cf. Sl 57,11, 108,5, 36,6). Assim, a criação torna-se um lugar em que para conhecer e reconhecer a onipotência do Senhor e da sua bondade, e torna-se uma chamada para a fé dos crentes, porque nós proclamar Deus como Criador. "Pela fé, - escreve o autor da Carta aos Hebreus - entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, para que o invisível foi feita fora do mundo visível "(11,3). A fé implica, portanto, reconhecer o invisível identificar a faixa no mundo visível. O crente pode ler o grande livro da natureza e entender sua linguagem (cf. Sl 19,2-5), mas você precisa da Palavra de revelação, que estimula a fé, de modo que o homem pode alcançar a plena consciência da realidade de Deus como Criador e Pai. É no livro da Sagrada Escritura que a inteligência humana pode ser encontrada, à luz da fé, a chave interpretativa para a compreensão do mundo. Em particular, tem um lugar especial no primeiro capítulo de Gênesis, com a apresentação solene da criação divina desenrolar ao longo de sete dias: em seis dias, Deus traz para a conclusão da criação e do sétimo dia, o sábado, para cessar toda a actividade e descansa.Dia da liberdade para todos, o dia de comunhão com Deus e, portanto, com isso, o livro de Gênesis nos conta que o primeiro pensamento de Deus foi o de encontrar um amor que responde ao amor de Deus. O segundo pensamento é, então, criar um mundo material onde adoro esse lugar, essas criaturas em liberdade aqueles que respondem. Esta estrutura, portanto, faz com que o texto a ser digitalizado por algumas repetições significativas. Por seis vezes, por exemplo, repete a frase: "Deus viu que isso era bom" (vv. 4.10.12.18.21.25) e, finalmente, pela sétima vez, depois da criação do homem: "Deus viu tudo o que tinha feito e eis que era muito bom "(v. 31). Tudo o que Deus cria é bom e belo, cheio de sabedoria e amor, a ação criadora de Deus traz ordem, harmonia entra, dá beleza. Na história do Gênesis , em seguida, surge o que o Senhor cria por sua palavra: para 10 horas constantes do texto, o termo "Deus disse" (vv. 3.6.9.11.14.20.24.26.28.29). É a palavra, o Logos de Deus que é a origem da realidade do mundo e dizendo: "Deus disse," foi assim, enfatiza o poder eficaz da Palavra de Deus. Como canta o Salmista: "Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, pelo sopro de sua boca todo o seu exército ... porque ele falou e todas as coisas foram criadas, ordenou, e tudo foi feito" (33,6.9). A vida é o mundo existe, porque tudo obedece a Palavra de Deus.

     Mas nossa pergunta de hoje é: na era da ciência e da tecnologia, ainda faz sentido falar de criação? Como devemos entender as narrativas de Gênesis ? A Bíblia não pretende ser um manual de ciências naturais; intenção é entender a verdade autêntica e as coisas profundas. A verdade fundamental que as histórias de Gênesis revelam é que o mundo não é uma coleção de contrastar forças, mas tem sua origem e sua estabilidade no Logos , a razão eterna de Deus, que continua a sustentar o universo. Há um desenho do mundo que decorre esta razão, o Espírito Criador. Acredite que, por trás de tudo isso existe, ilumina cada aspecto da vida e nos dá a coragem de enfrentar com confiança e espero que a aventura da vida. Assim, a Escritura nos diz que a origem, o mundo, a nossa origem não é o irracional ea necessidade, mas a razão, amor e liberdade. A partir desta alternativa: ou a prioridade do irracional, por necessidade ou prioridade de liberdade, razão e amor. Acreditamos nesta última posição.

     Mas eu gostaria de dizer uma palavra sobre o que é o ápice de toda a criação:. O homem ea mulher, o ser humano, a única "capaz de conhecer e amar o seu Criador" (Constituição Pastoral Gaudium et Spes , 12). O salmista observando os céus pergunta: "Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que lá colocastes, que é o homem que se lembra dele, o filho do homem que você se importa com ele? "(8,4-5).O ser humano, criado por Deus com amor, é uma coisa pequena diante da imensidão do universo, e às vezes fascinado vendo os enormes extensões do céu, nós também temos nossas limitações percebidas. O ser humano é habitado por este paradoxo: a nossa pequenez e da nossa fragilidade coexistir com a magnitude do que o amor eterno de Deus quis para ele.

     As histórias de criação no livro de Gênesis nós também introduzir nesta área misteriosa, ajudando-nos a conhecer o plano de Deus para o homem. Primeiro de tudo dizer que Deus formou o homem do pó da terra (cf.janeiro 2,7). Isso significa que nós não somos Deus, nós não fizemos a nós mesmos, nós somos a terra, mas também significa que somos a terra boa para um bom trabalho do Criador. Adicionado a isso é uma outra realidade fundamental: todos os seres humanos são pó, além das distinções feitas por cultura e história, além de qualquer diferença social e nós somos uma humanidade formada com o único fundamento de Deus . então há um segundo elemento: o ser humano se origina porque Deus respira o sopro da vida no corpo moldado a partir da Terra (ver janeiro 2.7). O ser humano é feito à imagem e semelhança de Deus (cf. janeiro 1:26-27). E todos trazemos dentro de nós o fôlego de vida de Deus e de toda a vida humana - a Bíblia nos diz - está sob a proteção especial de Deus Esta é a razão mais profunda para a inviolabilidade da dignidade humana contra qualquer tentativa de avaliar a pessoa de acordo com critérios utilitária e poder. Ser à imagem e semelhança de Deus significa que o homem é, então, fechada em si mesma, mas uma referência essencial em Deus.

     Nos primeiros capítulos do Livro do Génesis, há duas imagens significativas: o jardim com a árvore do conhecimento do bem e do mal e da serpente (cf. 2:15-17; 3,1-5). O jardim nos diz que a realidade na qual Deus colocou o ser humano é uma floresta selvagem, mas um lugar que protege, nutre e sustenta, eo homem deve reconhecer o mundo não como propriedade a ser saqueadas e exploradas, mas como dom do Criador, um sinal de sua vontade salvífica, um dom para cultivar e cuidar, para crescer e se desenvolver de acordo com, em harmonia, seguindo os ritmos e lógica, de acordo com o plano de Deus (cf. janeiro 2,8-15). Então, a serpente é uma figura derivada dos cultos orientais de fertilidade, que apelou a Israel e eram uma tentação constante para abandonar a aliança com Deus misterioso À luz disto, a Bíblia apresenta a tentação passando por Adão e Eva como o núcleo da tentação e do pecado. O que diz a cobra? Ele não nega Deus, mas escorrega em uma pergunta sutil: "É verdade que Deus disse:" Você não deve comer de qualquer árvore do jardim "(? janeiro 3.1).Desta forma, a cobra levanta a suspeita de que a aliança com Deus é como uma corrente que une, que priva da liberdade e da vida mais bela e preciosa. A tentação torna-se para construir o seu próprio mundo para se viver, não para aceitar as limitações de ser uma criatura, os limites do bem e do mal, moralidade, e de dependência pelo amor do Deus Criador é visto como um fardo a ser livre. Esta é sempre a essência da tentação. Mas quando se distorce a relação com Deus, com uma mentira, colocando em seu lugar, todos os outros relacionamentos são alterados. Em seguida, o outro se torna um rival, uma ameaça: Adão, ter sucumbido à tentação, uma Eva reconhecimento imediato (cf. janeiro 3.12), os dois estão escondidos da visão de que Deus com quem conversou na amizade (cf. 3.8 - 10), o mundo não é mais o jardim para viver em harmonia, mas um lugar para ser explorado e em que são armadilhas escondidas (cf. 3:14-19); inveja e ódio contra o outro para o coração exemplo do homem é que Caim mata seu irmão Abel (cf. 4,3-9). Indo contra o seu Criador, na verdade, vai contra o próprio homem, nega a sua origem e, portanto, a sua verdade, e do mal no mundo, com sua cadeia doloroso da dor e da morte. E então o que Deus criou era bom, na verdade, muito bom, depois desta decisão livre do homem a mentir contra a verdade, mal entra no mundo.

     As histórias de criação, eu gostaria de destacar uma última instrução: o pecado gera pecado e os pecados da história estão interligadas. Este aspecto leva-nos a falar sobre o que é chamado de "pecado original". Qual é o significado desta realidade, difícil de entender? Eu gostaria de apenas alguns elementos. Primeiro, temos de considerar que nenhum homem se fechou, ninguém pode viver sobre si mesmo, recebemos a vida do outro, e não apenas no nascimento, mas todos os dias. O ser humano é o relatório: estou sozinho em você e através de você, a relação de amor com o Tu de Deus e do outro. Bem, o pecado está chateado ou destruir o relacionamento com Deus, esta é a sua essência: destruir o relacionamento com Deus, a relação fundamental, tomar o lugar de Deus Catecismo da Igreja Católica afirma que o primeiro pecado, o homem, "ele fez a escolha se acima e contra Deus, contra as exigências da sua condição de criatura e, portanto, contra o seu próprio bem "(n. 398). Perturbar a relação fundamental, são comprometidos ou destruídos os outros pólos da relação, o pecado arruinar relacionamentos estragar tudo, porque nós Report. Agora, se a estrutura relacional da humanidade está perturbada desde o início, todo homem anda em um mundo marcado por perturbação desse relacionamento, entrar em um mundo perturbado pelo pecado, que é marcada pessoalmente; pecar ataques iniciais e fere o natureza humana (cf. Catecismo da Igreja Católica , 404-406). E o homem sozinho, não se pode sair desta situação, ele não pode redimir-se sozinho, só o próprio Criador pode restaurar relações corretas. Só se a um a partir da qual se desviaram vem a nós e nos toma pela mão, com amor, os relacionamentos certos pode ser riannodate. Isso é feito em Jesus Cristo, que faz exatamente na direção oposta à de Adão, como o hino descreve no segundo capítulo da Epístola de São Paulo aos Filipenses (2,5-11): enquanto Adam não a reconhece e quer ser uma criatura -se no lugar de Deus, Jesus, o Filho de Deus, está em um relacionamento perfeito filial com o Pai, é reduzido, torna-se o servo, vai a caminho de humilhar-se até a morte na cruz, para reordenar as relações com Deus A Cruz de Cristo torna-se a nova árvore da vida.

     Queridos irmãos e irmãs, para viver pela fé é reconhecer a grandeza de Deus e aceitar a nossa pequenez, a nossa condição de criaturas deixando o Senhor encheu com o Seu amor e crescer como a nossa verdadeira grandeza. Mal, com sua carga de dor e sofrimento, é um mistério que é iluminado pela luz da fé, que nos dá a certeza de ser capaz de ser libertado: a certeza de que é bom ser um homem.

Fonte: Boletim Diário a Santa Sé
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...