Tradutor / Translator

domingo, 3 de fevereiro de 2013

O profeta católico 'não obedece ninguém além de Deus', Santo padre antes da Oração do Angelus

Por Felipe Viana 



Queridos irmãos e irmãs!

     O Evangelho de hoje - retirado do quarto capítulo de São Lucas - é a continuação do que no domingo. Estamos ainda na sinagoga de Nazaré, a cidade onde Jesus cresceu e onde todos sabem ele e sua família. Agora, depois de um período de ausência, regressou de uma nova maneira: durante a liturgia da lei sábado uma profecia de Isaías sobre o Messias e anuncia a conclusão, o que sugere que a palavra se refere a Ele, que Isaías falava dele . Este fato causou o choque dos nazarenos: por um lado, "tudo deu a ele e estavam admirados com as palavras cheias de graça que saíam da sua boca" ( Lc 4:22); São Marcos relata que muitos disseram, "Onde estão os estas coisas? Que tipo de sabedoria é que ela foi dada? "(6,2). Por outro lado, no entanto, os vizinhos o conhecem muito bem: é como nós - eles dizem -. Sua afirmação não pode ser que uma presunção (cf. A infância de Jesus , 11). "Não é este o filho de José?" ( Lc 4:22), como se dissesse um carpinteiro de Nazaré, que pode ter aspirações?

     Basta saber este encerramento, o que confirma o ditado: "Nenhum profeta é aceito em seu próprio país", Jesus falou ao povo na sinagoga, palavras que soam como uma provocação. Nome dois milagres realizados pelo grande profetas Elias e Eliseu em favor da não-israelitas pessoas, para mostrar que às vezes há mais fé fora de Israel. Nesse ponto, a reação foi unânime: todos se levantam e caçar para fora, e até mesmo tentar jogá-lo fora de um penhasco, mas ele calmamente soberano, passa pelas pessoas furiosas e folhas. Neste ponto surge a pergunta: por que Jesus queria causar esse fracasso? Pessoas em primeiro foram o admirava, e talvez ele poderia obter um consenso ... Mas isso é precisamente o ponto: Jesus não veio para pedir o consentimento dos homens, mas - como disse no final de Pilatos - "dar testemunho a verdade "( Jo 18:37). O verdadeiro profeta não obedecer, além de Deus e colocar-se ao serviço da verdade, dispostos a pagar pessoalmente. É verdade que Jesus é o profeta do amor, mas o amor tem sua própria verdade. Na verdade, o amor ea verdade são dois nomes para a mesma realidade, dois nomes de Deus na liturgia de hoje ecoam as palavras de São Paulo: "O amor ... não se vangloriar, não se ensoberbece com orgulho, não é desrespeitoso, não busca seus próprios interesses, não ficar com raiva, não levam em conta um mal sofrido, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade "( 1 Cor 13,4-6). Para crer em Deus é desistir de seus preconceitos e aceitar o rosto concreto quando ele se manifestar, o homem Jesus de Nazaré. E este caminho leva também a reconhecê-lo e servi-lo em outros.

     Este está iluminando a atitude de Maria. Quem melhor do que ela estava familiarizado com a humanidade de Jesus? Mas ele nunca foi chocado como os moradores de Nazaré. Ela valorizado em seu coração e sabia que o mistério receber mais e de novo e de novo, o caminho da fé, até a noite da Cruz e em plena luz da Ressurreição. Maria também ajudar-nos a caminhar na verdade e com alegria este caminho.

Fonte: Boletim diário da Santa Sé 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...