Tradutor / Translator

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Homilia do Santo Padre na Missa de imposição de cinzas

Por Felipe Viana 





Venerados Irmãos, 
Amados irmãos e irmãs!

    Hoje, quarta-feira, começamos um novo caminho quaresmal, uma viagem que se estende por 40 dias e nos conduz à alegria da Páscoa, a vitória da vida sobre a morte. Seguindo a tradição romana antiga de stationesQuaresma, estamos hoje aqui reunidos para a celebração da Eucaristia. A tradição diz que o primeiro statio ter lugar na Basílica de Santa Sabina no Aventino. As circunstâncias sugerem reunir na Basílica de São Pedro.Somos muitos em torno do túmulo do Apóstolo Pedro também pedir sua intercessão para o caminho da Igreja neste momento em particular, renovando a nossa fé no Supremo Pastor, Cristo, o Senhor. Para mim, é uma boa oportunidade para agradecer a todos, especialmente os fiéis da Diocese de Roma, enquanto me preparo para concluir o ministério petrino, e pedir uma especial lembrança na oração.

     As leituras foram proclamou que nos fornecem ideias que, pela graça de Deus, somos chamados a fazer atitudes concretas e comportamentos durante a Quaresma. A Igreja propõe-nos, em primeiro lugar, o forte apelo que o profeta Joel falou para o povo de Israel: "Assim diz o Senhor, volte para mim de todo o vosso coração, com jejuns, com choro, e com pranto" (2.12). Por favor, note a frase "com todo o meu coração", o que significa que o centro de nossos pensamentos e sentimentos, das raízes de nossas decisões, escolhas e ações, com um gesto de liberdade total e radical. Mas isso é possível de volta para Deus? Sim, porque há uma força que não reside em nossos corações, mas que emana do coração de Deus e 'o poder da sua misericórdia. Diz o profeta: "Volta para o Senhor, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, lento para a ira, rico em amor fiel, pronta para se arrepender do mal" (v. 13). O retorno ao Senhor, como você pode 'graça', porque é a obra de Deus e fruto da fé que nós colocamos na sua misericórdia. Este regresso a Deus se torna uma realidade em nossas vidas apenas quando a graça de Deus penetra no íntimo e sacode-lo, dando o poder de "rasgar o coração." É ainda o profeta a ressoar com estas palavras de Deus: "Rasgai vossos corações e não as vestes" (v. 13). Na verdade, mesmo hoje, muitos estão prontos para "rasgar as vestes" de escândalos e injustiças - é claro feitas por outros - mas poucos parecem dispostos a agir em seu "coração" próprio na sua consciência e suas próprias intenções, deixe o Senhor transformar, renovar e converter.

     Este "voltar a mim de todo o vosso coração", então, é um lembrete que envolve não só o indivíduo, mas a comunidade. Sempre ouvimos na primeira leitura: "Tocar a buzina em Sião, proclamar um jejum solene, convoquem uma assembléia sagrada. Reúna as pessoas, compor uma assembléia solene, congregai de idade, reuniu as crianças e os bebês no peito; Deixe o noivo sair de seu quarto ea noiva seu tálamo "(vv.15-16). A dimensão comunitária é um elemento essencial na fé e na vida cristã. Cristo veio "para reunir os filhos de Deus que andavam dispersos" (cf. Jo 11:52). O "nós" da Igreja é a comunidade na qual Jesus nos une (cf. Jo 12:32), a fé é necessariamente a Igreja. E isso é importante para recordar e viver neste tempo de Quaresma: cada pessoa tem consciência de que não o penitencial lidar com isso sozinho, mas junto com muitos irmãos e irmãs da Igreja.

     O profeta, então, concentra-se nas orações dos sacerdotes, que, com lágrimas nos olhos, eles se voltam para Deus, dizendo: "Não a tua herança ao opróbrio e zombaria das nações. Por que diriam entre os povos: Onde está o seu Deus? "(V.17). Esta oração nos faz refletir sobre a importância do testemunho de fé e de vida cristã de cada um de nós e da nossa comunidade para mostrar o rosto da Igreja, e como que o rosto é, por vezes desfigurado. Refiro-me em particular sobre os pecados contra a unidade da Igreja, para as divisões no corpo da Igreja. Viver a Quaresma de uma forma mais intensa e evidente comunhão eclesial, superando o individualismo ea rivalidade é um sinal humilde e preciosa para aqueles que estão longe da fé ou indiferente.

     "Eis, agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação" ( 2 Cor 6:2). As palavras do apóstolo Paulo aos cristãos de Corinto ressoar por nós com uma urgência que não permite ausências ou omissões. A palavra "agora" disse repetidamente que este tempo não pode ser desperdiçada, é-nos oferecido como uma oportunidade única. E o olhar do Apóstolo se concentra na partilha que Cristo escolheu para caracterizar sua vida, levando tudo humano para cuidar dos mesmos pecados. As palavras de São Paulo é muito forte: "Deus o fez pecado por nós." Jesus, o inocente, o Santo, "Aquele que não conheceu pecado" ( 2 Co 5:21), carrega o fardo de partilha de humanidade do pecado com o resultado de morte, e morte de cruz. Reconciliação oferecida a nós teve um preço elevado, o da cruz levantada no Gólgota, no qual estava pendurado, o Filho de Deus feito homem. Nesta imersão de Deus no sofrimento humano e do abismo do mal é a raiz de nossa justificação. O "retorno a Deus com todo o meu coração", em nosso caminho quaresmal através da cruz, seguir Cristo no caminho do Calvário, o dom total de si. É uma maneira para aprender todos os dias para obter mais e mais do nosso egoísmo e os nossos tampas, para dar espaço para Deus que se abre e transforma o coração. E como São Paulo lembra o anúncio do ressoar Cruz para nós através da pregação da Palavra, de que o próprio Apóstolo é um embaixador, um apelo para que façamos este caminho quaresmal é caracterizada por uma escuta mais cuidadosa e assídua da Palavra de Deus, luz que ilumina nossos passos.

     No Evangelho de Mateus, que pertence ao chamado Sermão da Montanha, Jesus refere-se a três práticas fundamentais exigidos pela Lei mosaica: a oração a esmola eo jejum são também indicações de caminho quaresmal tradicional para responder ao convite de «voltar para Deus com todo o teu coração." Mas ele ressalta que tanto a qualidade ea verdade do nosso relacionamento com Deus o que qualifica a autenticidade de cada ato religioso. Para isso, ele denuncia a hipocrisia religiosa, o comportamento que quer olhar, as atitudes, buscando o aplauso e aprovação. O verdadeiro discípulo não serve a si mesmo ou o "público", mas o seu Senhor, na simplicidade e generosidade: "E seu Pai, que vê em secreto, te recompensará" ( Mt 6,4.6.18). O nosso testemunho será sempre mais eficaz do que a menos que buscamos nossa própria glória e vamos estar ciente de que a recompensa do justo é o próprio Deus, para ser unidos a Ele, aqui, o caminho de fé e, ao fim da paz vida, e à luz do rosto vindo a face com Ele para sempre (cf. 1 Cor 13:12).

     Queridos irmãos e irmãs, nós começamos nosso caminho quaresmal confiando e alegre. Ressoar fortemente em nós o convite à conversão, para "voltar a Deus com todo o coração", aceitando a Sua graça que nos faz homens novos, com a surpreendente notícia que está a partilhar a própria vida de Jesus, nenhum de nós, portanto, é surdo a este apelo, não é também abordada no rito austero, tão simples e tão bela, a imposição das cinzas, que vamos utilizar em breve. Acompanha-nos neste momento a Virgem Maria, Mãe da Igreja e modelo de todo verdadeiro discípulo do Senhor. Amém!

Fonte: Boletim Diário da Santa Sé 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...